+55 27 3025-1530 | +55 41 3022-5666
  • Interno

FRANCHISING: A RECEITA DO SUCESSO

Depois de alcançar sucesso com seu próprio negócio, muitos empreendedores visam expandi-lo por todo o Brasil e até mesmo para o exterior.

No entanto, para atingir este objetivo, há basicamente duas opções: a) ter condições financeiras para despender de grande quantia e possuir funcionários qualificados e de confiança; b) trabalhar em parceria com demais empreendedores interessados em investir na sua marca ou produto, ou seja, investir no Franchising, popularmente denominada Franquia.
O Franchising atualmente é a técnica mais expressiva de crescimento e desenvolvimento de negócios em rede. De acordo com a International Franchise Association (IFA), esse sistema é aplicado praticamente em todo o mundo e o Brasil vem se destacando cada vez mais.
Ano após ano o crescimento desta técnica aumenta de forma significativa. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, apesar das instabilidades econômicas enfrentadas pelo Brasil nos últimos anos, a estimativa de crescimento do varejo de franquias até o fim do ano de 2014 é de 13% em comparação com o ano anterior, sendo que 9% serão de inauguração de marcas já franqueadas e 8%
referem-se à inserção de novas marcas no mercado de franquias.
Todavia, apesar da inegável prosperidade do Franchising, é necessário que o franqueador adote algumas medidas para que a futura implantação deste sistema seja um sucesso. Por exemplo, o franqueador deve conhecer o mercado em que atua, isto é, precisa tentar achar um diferencial para a sua empresa dentro deste nicho. Deve também analisar se a sua empresa está consolidada o suficiente para replicar este padrão às unidades franqueadas já que o empreendimento precisa passar por um processo de formatação principalmente no que tange a produção, qualidade de atendimento e definição dos valores e objetivos do negócio que precisam ser compartilhados entre os franqueados.
É também de suma importância que o empreendedor procure saber mais sobre o funcionamento do novo sistema, que atribua claramente ao franqueado quais são suas funções e responsabilidades. E ainda, outro ponto muito importante é tentar buscar a ajuda de consultorias e empresas especializadas, que certamente poderão conduzir ao caminho mais preciso.
Por fim, importante dizer que não faltam formatos de franquias e flexibilidade para criar, inventar e inovar! Sendo certo que o mercado está aberto para comportar todos os tipos de negócios que permitem ao franqueador e franqueado grandes chances de sucesso e crescimento.

 

Natália Fernandes

Tags: franchising, franquia

Trackback from your site.

Leave a comment