+55 27 3025-1530 | +55 41 3022-5666
  • Interno
  • Home
  • Publicações
  • Artigos
  • Remuneração variável : oportunidade de incentivo ao trabalhador e de crescimento para empresa!

Remuneração variável : oportunidade de incentivo ao trabalhador e de crescimento para empresa!

Atualmente a remuneração variável pode ser a chave para ajudar sua empresa a crescer.

Isso porque, trata-se de um mecanismo de recompensa que incrementa o salário do trabalhador de maneira variável, estando, na maioria das vezes, ligado à indicadores de resultado em determinado período. Dentre elas estão as comissões,  prêmios, gratificações, participação nos lucros e resultados.

As comissões são o tipo de remuneração variável ligado diretamente ao desempenho individual do empregado, muito utilizada na área de vendas, em que é estabelecido um percentual que o vendedor ganhará, de uma parte percentual de todas aquelas vendas que fizer para a empresa.

As  gratificações e prêmios, na maioria das vezes, são recompensas instituídas para o caso de alcance de metas/resultados que podem estar atrelados ao resultado individual do trabalhador ou, ao resultado de determinada equipe ou área da empresa, previamente estabelecidos pela organização – os quais devem estar alinhados com os interesses e valores da empresa.

Na modalidade participação nos lucros e resultados (PLR), o empreendedor separa um percentual do lucro alcançado pela organização em um ano (a depender do período de apuração de lucros da empresa) a ser partilhado entre os colaboradores, pagamento este que somente ocorrerá se a empresa alcançar o resultado lucro ao final do período estipulado.

A PLR tem sido cada vez mais utilizada como modalidade de remuneração variável, uma vez que além de incentivar a produtividade de um modo geral na empresa – posto que somente será paga se a empresa obtiver lucros -, ainda, é desonerada de encargos trabalhistas e  previdenciários, sendo, assim, é também uma alternativa para desonerar a folha de pagamento.

O que é interessante na implantação deste tipo de política é que estabelece-se entre o empresário e o trabalhador uma verdadeira relação ganha-ganha, na medida em que o empregador somente terá seu custo elevado com o pagamento da remuneração variável, se o trabalhador alcança os resultados estipulados, ao passo que este incremento remuneratório ocorrerá de maneira proporcional aos ganhos obtidos pela empresa a partir do trabalho realizado por aquele empregado.

No entanto, deve-se lembrar que a legislação brasileira não permite que o salário fixo seja integralmente substituído  pela remuneração variável, uma vez que a Constituição Federal em seu art. 7º, VII  traça como pilar básico para instituição da remuneração variável, a garantia de um salário mínimo aos que perceberem este tipo de pagamento.

O empreendedor, também, deve estar atento à forma de instituição e às condições previstas na legislação para a implantação da política de remuneração variável, para que não ocorra a violação de nenhum direito do trabalhador e, para que todos os benefícios que podem ser obtidos com a instituição da remuneração variável sejam aproveitados tanto pela empresa quanto pelo funcionário. O ideal é sempre ter o apoio de um especialista para implantação das políticas de remuneração variável.

Ariane_template_600x77_psd

 

Tags: #gratificações, #remuneraçãovariável, Trabalhista

Trackback from your site.

Leave a comment